
Um dos maiores produtores de lixo de Caruaru é a Feira da Sulanca. Segundo o Departamento de Feiras e Mercados do município, o local, considerado um dos maiores centros de compra do país, produz, a cada feira, cerca de 120 toneladas de lixo sólido. Para sensibilizar os comerciantes e os consumidores da Feira, o Sesc Caruaru realiza, nesta segunda-feira (11/06), a partir das 8h, uma ação de sensibilização acerca do descarte correto dos resíduos sólidos. A campanha “Lixo, Jogue Certo – Reduzir é Preciso”, que faz parte da programação referente ao Mês do Meio Ambiente, vai contar com a parceria da Escola Estadual Mário Sette e também da Vigilância Ambiental de Caruaru.
Os alunos da Escola Mário Sette, da Escola do Sesc e técnicos da Unidade vão se dividir em equipes e percorrer os bancos e boxes da feira. Cada um deles vai abordar os feirantes e consumidores com a frase “Cuidando do Meio Ambiente. Lixo polui. Jogue certo, reduzir é preciso”, entregar um saco de lixo para que possam descartar os resíduos e um adesivo com o slogan da campanha.
“Nossa proposta é plantar uma semente e sensibilizar os comerciantes e os consumidores da feira sobre a importância de diminuir a produção de lixo no Parque 18 de Maio. Por isso, estamos iniciando este trabalho e esperamos que, em um breve espaço de tempo, todos os que participam da feira estejam engajados na luta em defesa do meio ambiente”, ressalta Luzinete Lemos, gerente do Sesc Caruaru.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.