A Astur/PE integra o quadro de palestrantes do 5º Congresso Pernambucano de Municípios

PUBLICIDADE

A Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur), tem tido o seu trabalho reconhecido. Umas das provas é a participação do presidente da Associação, Josenildo Santos, na mesa composta para a oficina de Turismo Integrado e Sustentabilidade, no 5º Congresso Pernambucano dos Municípios. O Congresso foi realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Durante a sua fala, o presidente da entidade reforçou a importância de preservar o patrimônio cultural e de somar as especificidades naturais e geográficas dos municípios para a promoção de um turismo genuinamente sustentável, sólido e durável. O Estado de Pernambuco já é reconhecido pelo seu potencial turístico. Contudo, a interiorização do olhar turístico, somada a consciência de realçamento e valorização das características próprias de cada meso e microrregião do Estado e a promoção da integração dos municípios para o fomento do turismo regional, é um dos passos necessários para o crescimento e desenvolvimento do turismo sustentável em Pernambuco. Esses valores são defendidos e difundidos pela atual gestão da Astur.

Participaram também da Oficina Turismo Integrado e Sustentabilidade o prefeito do município de Gramado, João Alfredo Castilhos Bertolucci; a assessora técnica da Confederação Nacional dos Município (CNM), Marta Feitosa; o representante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, gestor da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da EMPETUR, Gil Marinho, substituindo o secretário Felipe Carreras e o mediador, prefeito de Triunfo e tesoureiro da AMUPE, João Batista.

O 5º Congresso Pernambucano dos Municípios trabalhou os objetivos de desenvolvimento sustentável, meta global e ação municipal. Os objetivos são os seguintes: 1 Erradicação da Pobreza, 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável, 3 Saúde e Bem-estar, 4 Educação de Qualidade, 5 Igualdade de Gênero, 6 Água Potável e Saneamento, 7 Energia Limpa e Acessível, 8 Trabalho Descente e Crescimento Econômico, 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura, 10 Redução das Desigualdades, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 Consumo e Produção Responsáveis, 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima, 14 Vida na Água, 15 Vida Terrestre, 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 Parcerias e Meios de Implementação. Para a Astur, os municípios e a eficiência turística destes, pode garantir a aplicabilidade desses objetivos para grande parte das pessoas.

A Astur/PE segue buscando a conversação e o trabalho conjunto entre os municípios do Estado para que Pernambuco seja um celeiro turístico de ponta à ponta de seu território e de toda sua viva e latente cultura.

Foto: Adriano Monteiro

PUBLICIDADE