
Por Aguida Guimarães
No início do ano as cidades do interior de Pernambuco se preparam para receber a temporada de festividades religiosas, tradicionalmente realizadas como forma de preservar a história local, através dos santos padroeiros. Em Agrestina, no Agreste de Pernambuco, não foi diferente. Esta foi a 96ª Edição da Festa de Nossa Senhora do Desterro, que acontece sempre nos dias 1 e 2 de fevereiro. O evento, que une a programação religiosa e artística, e se destaca na região por sua grandiosidade, este ano contou com uma novidade, coincidindo com a entrega da Praça Padre Cícero totalmente requalificada, um grande marco para o município.
A parte religiosa da Festa, sob o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, e o lema “Sal da Terra e luz do Mundo”, começou no dia no dia 24 de janeiro e seguiu até o dia 2 de fevereiro, com o Leilão da Igreja, os ofícios de Nossa Senhora, as celebrações eucarísticas e a grande Procissão de Nossa Senhora do Desterro, que contou com a presença de diversas autoridades políticas do Estado. O evento recebeu a ilustre presença do Reverendíssimo Monsenhor do Tribunal Eclesiástico do Recife-PE, José Heleno dos Santo, que no dia (2) presidiu a Celebração Eucarística.
Os shows artísticos aconteceram no palco montado na Rua João Guilherme, em frente à Prefeitura. No primeiro dia do evento se apresentaram a cantora Maria Clara e a Banda Saia Rodada, já no dia (2) foi a vez dos cantores Wallas Arrais e Jefferson Moraes. A estimativa de público, segundo a Polícia Militar de Pernambuco , foi de mais de 12 mil pessoas no dia (1), e mais de 15 mil no dia (2). Com relação ao item segurança, a Secretaria de Cultura e Turismo tomou todas as providências, juntamente com Bombeiro Militar e Civil, Celpe, Polícia (4° BPM, Biesp, e PRF) e segurança privada, para que tudo estivesse dentro dos parâmetros exigidos à realização do evento. Nenhuma ocorrência de gravidade relevante foi registrada.
Fotos: Adriano Monteiro/ Decom-PMA