As festas de fim de ano, em especial o Natal, são momentos para estar mais próximo da família e dos amigos. Por isso, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, chama toda a população para aproveitar esse período de união combatendo o mosquito Aedes Aegypti.
“Este é o momento não só de desejarmos um feliz natal e um excelente ano novo. Mas é um momento de responsabilidade. De podermos promover o natal da vida. De fato, a vida de Jesus, que nasce neste dia, possa ser transformada com a responsabilidade do natal sem mosquito. Estamos, juntamente com toda a população, trabalhando a eliminação de todo e qualquer recipiente que junte água parada e possa multiplicar e proliferar o mosquito Aedes aegypti, hoje, causador de três doenças extremamente graves que podem levar a morte. O natal sem mosquito é exatamente este: é o natal da vida. Para todos vocês um feliz e santo natal”.
Para fazer parte desse engajamento pela vida, basta dedicar 10 minutos por semana para cuidar da limpeza de caixas d’água, piscinas, calhas de telhados e pratos de vasos de plantas. É preciso atenção também com os quintais das casas para não amontoar lixo como sacos plásticos, garrafas, pneus, tampinhas ou qualquer outro objeto que possa acumular água da chuva. Fique atento! O mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika pode estar onde você menos espera.