
Do Blog de Inaldo Sampaio
Levantamento feito pelo jornal “O Estado de São Paulo” constatou que o PMDB e o PT deverão se aliar em pelo menos 8 estados nas eleições do próximo ano.
Os dois partidos se aliaram em 2014 para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, mas em 2016 se distanciaram. O PMDB quase por unanimidade apoiou o impeachment da então presidente para permitir que Michel Temer chegasse à Presidência da República.
Pernambuco não está nesta relação mas ainda poderá engrossá-la, caso o PT se componha com o PSB para apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara.
É que o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB), aliado do governador, já disse que não se oporá à presença dos petistas na Frente Popular.
De acordo com o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), alianças regionais poderão ser feitas com qualquer legenda.
“Não há nenhum tipo de proibição porque cada estado tem uma realidade diferente”, disse o senador.
A aliança mais surpreendente deve ocorrer no Ceará, onde o presidente do Senado, Eunício Oliveira, deve ser candidato à reeleição na chapa do governador Camilo Santana (PT). Os dois foram adversários em 2014.
Além do Ceará, os dois partidos estão conversando em Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Piauí, Sergipe, Tocantins e Goiás.