De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, nos próximos seis meses, 64,5% dos brasileiros pretendem fazer viagens de avião. Segundo a Sondagem do Consumidor, este índice registrado em setembro é o maior desde junho de 2014, quando 66,9% dos entrevistados afirmaram que escolheriam o transporte aéreo. Além disso, outros 25,7% dos consultados disseram que vão utilizar carro e 7,5%, ônibus.
No que se refere a hospedagem 49,5% dos brasileiros afirmaram preferir hotéis e pousadas, enquanto 35,9% preferem a casa de parentes e amigos.
De acordo com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a ampliação da malha aérea é uma das medidas incluídas no Brasil + Turismo, que é um pacote de ações do governo federal lançado em abril para estimular o setor.
“Uma das grandes dificuldades do nosso turismo é a conectividade aérea. Que nós tenhamos mais voos, mais destinos, mais rotas e mais turistas viajando pelo Brasil.”
A região mais desejada por mais da metade dos turistas é a Nordeste, com 50,3% de intenção de viagem. Em seguida, vem o Sudeste, com 21,7%, e depois o Sul (15,5%), o Centro-Oeste (7,8%) e o Norte (4,7%) do país.
Esta pesquisa é feita mensalmente em sete capitais brasileiras, responsáveis por 70% do fluxo turístico doméstico. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.