
No documento, o vereador solicita ao executivo, que seja viabilizada a concessão de um aumento de salário a todos os médicos veterinários vinculados ao município. Atualmente os veterinários que trabalham pelo município recebem um salário de apenas 1.380,00 (Mil trezentos e oitenta reais), remuneração muito distante do piso salarial da categoria. De acordo com a Federação dos Médicos Veterinários e tendo por base o novo salário mínimo , a remuneração estipulada para a carga horária de trabalho mínima da categoria que é de 6 horas, deve ser de 5.622,00 (Cinco mil seiscentos e vinte dois reais).
O vereador Fagner Fernandes entende que o piso mencionado vale para contratos que são regidos pela CLT. “ A nossa propositura pede um reajuste para os veterinários do nosso munícipio, por entendermos que não é justo uma disparidade tão grande entre o piso salarial e o salário recebido pelos veterinários da rede municipal”, destacou o vereador.
Para a presidente do SIMEVEPE, Elisa Araújo, é de suma importância que a sociedade tome conhecimento das diversas áreas onde o veterinário tem atuação, assim como a sua importância para o bem estar e sobrevivência de toda população. “ O veterinário não cuida apenas dos bichinhos de estimação, ele também é responsável pela fiscalização da qualidade do leite que chega em nossas casas, da carne que é consumida, no controle de zoonoses, dentre outras atividades que estão relacionadas diretamente com o nosso dia a dia. O médico veterinário é de grande importância para o controle e manutenção da saúde pública”, pontuou Araújo.
O encontro culminou com agendamento de uma audiência pública acerca do tema: “O papel do médico veterinário na sociedade”, que será realizada no próximo dia 13 de setembro. A propositura apresentada por Fagner Fernandes foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e agora segue para apreciação e aprovação da prefeita Raquel Lyra.