O secretário de Defesa Social Antônio de Pádua esteve em Caruaru nesta quarta-feira, 27, para fazer a entrega de oito novas viaturas ao 4º Batalhão e na prefeitura, onde anunciou a efetivação de mais de 100 PMs para garantir mais segurança na cidade e região.
“Até o fim de outubro, no mais tardar começo de novembro, vamos entregar o novo Batalhão em Caruaru, mas antes disso, no dia 3 de outubro, a cidade vai receber o reforço de 140 policiais militares, numa melhoria para a tropa. A Polícia Civil também vai ter em breve uma nomeação de 1100 policiais no estado. Também vamos adquirir duas aeronaves, sendo uma delas entregue até o fim do ano em Caruaru. Nosso compromisso é que todas as cidades tenham policiais e Caruaru não vai ser diferente”, relatou Pádua.
A prefeita Raquel Lyra disse que entregou uma demanda de seis pontos fundamentais para que diminua a criminalidade em Caruaru. “Recebemos aqui o secretário de braços abertos para que possamos reverter essa dura realidade. A gente falou no Recife do lançamento do Plano Juntos pela Segurança e encaminhamos um projeto de Lei para a Câmara para aumentar o efetivo da Guarda Municipal de 50 para 100 homens. Também voltamos com o projeto Ilumina Caruaru, fazendo mutirões para isso. Estivemos simbolicamente nas escadarias do Monte Bom Jesus e existe um forte estado paralelo por lá”, disse a tucana.
O secretário Antônio de Pádua criticou a falta de um plano nacional de segurança. “Sou pernambucano e da mesma forma que vocês, estou apreensivo com essa situação da segurança. Sou delegado de carreira na Polícia Federal e foi isso que me fez aceitar esse desafio. Estamos trabalhando todos os dias para melhorar a situação. Os índices em Caruaru estão aumentando e por isso estamos sofrendo. Somos transparentes e a falta de uma política nacional de Segurança nos deixou com essa situação atual. Não temos um fundo nacional, como educação e saúde, por exemplo”, disse.