Secretaria de Saúde promove Encontro Municipal sobre Anemia Falciforme nesta terça (20)

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da coordenação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra, vai realizar, nesta terça-feira (20), às 8h, o Encontro Municipal sobre Anemia Falciforme no auditório da Acic.

O objetivo desse encontro é promover a integração e o empoderamento acerca da doença, aos profissionais de saúde, num processo inicial de capacitação para o atendimento qualificado desses pacientes na rede municipal de saúde.

O evento contará com a presença da secretária de Saúde, Ana Albuquerque, e parcerias da Coordenação Estadual de Saúde da População Negra, e vai reunir, ainda, lideranças de vários segmentos: Universidades, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação e IV Geres. A estimativa é que 200 pessoas estejam presentes.

Durante a programação, haverá palestra da Dra. Carolina Alburquerque da Paz, coordenadora do curso de Medicina da UFPE e mestre em Promoção da Saúde e Medicina de Família e Comunidade, que abordará o tema “Doença Falciforme: os avanços e os impactos do tratamento qualificado na qualidade de vida do paciente”. Outro tema debatido será o  “Racismo Institucional e seu rebatimento na Anemia Falciforme”, abordado pela advogada Vera Barone. Também haverá participação do Grupo Orí Companhia de Dança, que fará um resgate da dança afro num estilo contemporâneo.

PUBLICIDADE